Ainda não há comentários

O obreiro a ética e a submissão

Texto Base: Colossenses 3:22 Vós, servos, obedecei em tudo a vosso senhor segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.

1 Timóteo 6 :1 Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.

Como Obreiro qual o meu procedimento com relação ao meu líder e igreja?

1º – Submissão: Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13:17

Pelo que disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, eu estarei no cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro. Êxodo 17:9,10

Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior. 1 Pedro 2:13.

2º – Ajudar a seu líder: Porém as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado, e o outro, do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. E, assim, Josué desfez a Amaleque e a seu povo a fio de espada. Êxodo.17:12,12

3º – Não questiona o seu líder: ( Josué um obreiro, general do exercito de Israel) E, assim, Josué desfez a Amaleque e a seu povo a fio de espada. Êxodo.17:13.

4º – Honra a seu líder: (é só eu que faço, ele não faz nada) Entretanto, pelejou Joabe contra Rabá, dos filhos de Amom, e tomou a cidade real. Então, mandou Joabe mensageiros a Davi e disse: Pelejei contra Rabá e também tomei a cidade das águas. Ajunta, pois, agora o resto do povo, e cerca a cidade, e toma-a, para que, tomando eu a cidade, não se aclame sobre ela o meu nome. Então, ajuntou Davi a todo o povo, e marchou para Rabá, e pelejou contra ela, e a tomou. 2Samuel 12:26-28.

5º – Ser Humilde: Entretanto, pelejou Joabe contra Rabá, dos filhos de Amom, e tomou a cidade real. Então, mandou Joabe mensageiros a Davi e disse: Pelejei contra Rabá e também tomei a cidade das águas. Ajunta, pois, agora o resto do povo, e cerca a cidade, e toma-a, para que, tomando eu a cidade, não se aclame sobre ela o meu nome.              2Samuel 12:26 a 27.

6º – Defender o seu líder: E Isbi-Benobe, que era dos filhos dos gigantes, e o peso de cuja lança tinha trezentos ciclos de cobre, e que cingia uma espada nova, este intentou ferir Davi. Porém Abisai, filho de Zeruia, o socorreu, e feriu o filisteu, e o matou; então, os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel. 2Samuel 21:16,17.

Ex: Mical defende a Davi– Então, Mical desceu a Davi por uma janela; e ele se foi, e fugiu, e escapou. E Mical tomou uma estátua, e a deitou na cama, e pôs-lhe à cabeceira uma pele de cabra, e a cobriu com uma coberta. E, mandando Saul mensageiros que trouxessem a Davi, ela disse: Está doente.1Samuel: 19:12,13 e 14.

7º – Fidelidade ao seu líder. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel. 1 Coríntios 4:2.

Ética

Postura do obreiro na igreja

1) Ser Exemplo: Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. Manda estas coisas e ensina-as. Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.1Timoteo. 4:10 a 13.

2) Ser Servo : e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo, Mateus 20:27.

E qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo Mateus 20:27 ( fazer de tudo na igreja um servo útil )

3) Ética na igreja

a) Não demonstrar insatisfação, através de gestos facial, principalmente no púlpito.

b) Não ser destratável – suas palavra devem ser temperadas com sal, ou seja com sabor.

c) Aconselhamento mulheres e mulheres, homens com homens com exceção dos casais.

Postura do obreiro fora da igreja

a) Testemunho: Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo. 1 Timóteo 3:7.

4) Usar de Ética. Fugir da aparência do mal: “Abstende-vos de toda aparência do mal”.1 Tessalonicenses 5:22.                                                                                                                                                                                                                                     

Alguns exemplos abaixo:

a) Nunca ir na casa sozinho de uma pessoa do sexo oposto.

b) Nunca pegar carona com uma pessoa sozinha do sexo oposto.

c) Nunca fazer gestos obscenos e desagradáveis.

d) Não demonstrar insatisfação aos seus liderados ou membros.

e) Não marcar encontros sozinho, com uma pessoa do sexo oposto.

Com amor,

Pr. Evandro Cunha Cruz

Poste um comentário