
“Eu não estou sendo alimentado.”
É uma das reclamações mais comuns de membros da igreja que procuram desculpas para deixar a igreja. O problema é que os sermões do pastor não estão proporcionando à pessoa um crescimento espiritual adequado. E na maioria das vezes é bobagem.
Claro, existem alguns pastores que pregam sermões quase heréticos. E há alguns que oferecem um discurso de vitalidade espiritual todas as semanas, em vez de um sermão bíblico. Mas, entre os 450.000 pastores na América do Norte, muitos deles crêem na Bíblia e pregam a Bíblia.
Na maioria das vezes, “Não estou sendo alimentado” é uma desculpa esfarrapada para dizer que a igreja não está atendendo aos meus desejos e preferências. É um indicador claro da tendência crescente de consumismo dos membros da igreja, e foi exacerbado pela pandemia.
Membros da igreja egocêntricos e voltados para o consumismo estão saindo. Aqui estão algumas razões do porquê:
1. Porque eles nunca ficam satisfeitos. Essa é a natureza do membro que vive “pulanso de galho em galho”. Os desejos são atendidos apenas por um período. Então, o membro da igreja se pergunta o que você tem feito por eles ultimamente. E se os membros da igreja sentirem que já conseguiu tudo o que podem da igreja, eles irão para outra igreja ou desistirão completamente.
2. Porque eles não têm um propósito maior. Todos nós conhecemos membros da igreja que são os pilares da igreja no melhor sentido da palavra. Eles estão dando, servindo e sacrificando. Eles têm um propósito maior do que eles próprios. Eles procuram servir ao Senhor servindo aos outros. Eles nunca perguntam: “O que você fez por mim ultimamente?” porque estão muito ocupados fazendo para os outros. O consumidor cristão não tem nenhum propósito além de suas preferências. E isso realmente não tem propósito.
3. Porque muitas vezes causam divisão. Cristãos assim buscam por si mesmos. E, se não conseguirem o que desejam, podem ser críticos e divisionistas. Eles podem sair quando sentirem que o apoio para sua negatividade está diminuindo. Eles reclamarão que outros membros da igreja não os apoiaram. E eles estão, felizmente, corretos.
4. Porque eles sabem melhor do que qualquer outra pessoa. Normalmente, você pode contar com os membros puladores das igrejas para enviar ao pastor um artigo ou link um vídeo para demonstrar como outras igrejas estão fazendo as coisas muito melhor. Para o membro da igreja consumidor, a grama é sempre mais verde – até que eles se movam para a grama mais verde da próxima igreja. E então eles veem problemas lá também.
“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém.” Salmo 122:1-2